8 de Março em Baixio – UM DIA SÓ PARA ELAS

8 mar 2019

Por Luis Carlos Coutinho

378 olhares femininos buscavam uma imagem capaz de responder às suas indagações sobre um mundo cada vez mais conflituoso, em que direitos e deveres parecem se confundir pela frieza de números que colocam a situação das mulheres em cheque. Vieram ao lugar certo.

No Auditório da Secretaria Municipal de Educação, as comemorações do Dia Internacional da Mulher chamaram a atenção pela diversidade de temas tratados, desde o Impacto da Reforma Previdenciária na vida das mulheres, com a assistente social Darlânia Leandro, homenagem póstuma à agente comunitária de Saúde, Lucinha Lima, recentemente falecida, distribuição de brindes e discursos carregados de emoção. Na Praça 15 de Setembro, elas particiaram de atividades físicas com a educadora Monalyza Duarte.

Mas o alcance do 8 de Março em Baixio foi além da expectativa, tanto de público quanto de ouvintes, pois, se dentro do auditório os espaços estavam lotados, o sistema de som para fora das dependências da Seduc Municipal envolvia os que passavam ou de longe ouviam. Foi assim no momento da Homenagem a Lucinha, pausa que trouxe aquele aperto nos corações de todos, mais ainda da vereadora Hermínia Ferreira, que esteve o tempo todo ao lado da saudosa amiga. Com dificuldade de falar, Hermínia falou em nome dos colegas vereadores, e humildemente agradeceu ao prefeito José Humberto e à primeira-dama Gleicy Kelly pela dedicatória justa, assim como por todo o evento em prol das mulheres.

A seguir, José Humberto parabenizou as mulheres pelas conquistas do histórico 8 de Março até os dias atuais. A vice-prefeita Vanja Cristina fez várias referências à importância de Deus em nossas vidas.

Alternando semblantes sérios, pelos temas abordados, risos provocados por naturais situações de grandes eventos, lágrimas incontidas pela emoção, e sobretudo muita felicidade por vivenciarem mais um capítulo inédito em suas histórias de lutas, as mulheres baixienses levaram para casa brindes distribuídos pela Procuradoria da Mulher, da Câmara Municipal, levaram marcas dos serviços oferecidos, como: cortes de cabelo, manicure e designer de sobrancelhas. Elas levaram ritmos dos artistas locais Ciana, Izael e Valter do Acordeom, mas deixaram a melhor impressão de felicidade.

O encerramento de toda a programação ficou por conta do professor Célio Duarte com o Zumba na Praça.

...
[caption id="attachment_15413" align="alignnone" width="954"] Arte/foto - Cícero Coutinho[/caption] BAIXIO CANTADA E CONTADA EM VERSOS 1886
Baixio sediou nesta última quinta-feira (dia 08 de agosto de 2019), a formação de atores
Há pais que fazem de tudo para estar presente na vida de seus filhos. Outros
O prefeito José Humberto Moura Ramalho, juntamente com a secretária municipal de educação professora Ana
Atividade física prazerosa, oportunidade de trocar experiências, explorar novos territórios e culturas, e principalmente, melhorar
A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) lançou nesta quarta-feira (31), a lista com os
Após o período de recesso parlamentar, iniciado em junho, os vereadores de Baixio retomam as
Que a limpeza pública é uma obrigação da administração municipal, isso todo mundo sabe, o
Nesta sexta feira, 26, a Secretaria de Saúde do município juntamente com o Comitê Intersetorial
Pedir uma carne de primeira, de segunda ou de terceira é uma linguagem popular no