Ação com Humanização – 1ª. Conferência Municipal de Saúde das Mulheres em Baixio

Ação com Humanização – 1ª. Conferência Municipal de Saúde das Mulheres em Baixio

26 maio 2017

FSC_0001 (57)

Sob a Coordenação da Secretaria de Saúde do Município e do Conselho Municipal de Saúde, realizou-se nesta segunda-feira, (22) no auditório da Secretaria de Educação do Município a 1ª. Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, convocada pela Resolução nº. 01/2017 de 10 de abril de 2017, pelo Conselho Municipal de Saúde, cujo Regimento interno foi aprovado em reunião extraordinária do pleno do Conselho Municipal de Saúde, realizada em 20 de abril de 2017.

DSC_1603

O evento contou com as presenças de S. Ex.ª. o Prefeito Municipal, José Humberto Moura Ramalho, de Ex.ª. a Vice-Prefeita Vanja Cristina Lisboa Ferreira Andrade, do Secretário de Saúde do Município, José Geraldo Ferreira de Farias, da Chefe de Gabinete, Glória Isabel Pires Ferreira, dos Secretários da Assistência Social, de Transporte, de Finanças, de Agricultura, do Procurador Geral do Município, Dr. Raimundo Wgerles Beserra Maia, a Representante da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal, Vereadora Hermínia  Ferreira Cândido, Técnicos da Secretaria de Saúde, membros do Conselho Municipal de Saúde, além da Coordenadora Regional de Saúde de Icó, Luciana Barreto Araújo, da Assessora do Conselho Estadual de Saúde, Rogena Weaver Noronha Brasil, da Conselheira Estadual Maria do Socorro Marques de Oliveira e do Secretário Executivo dos Conselheiros Municipais de Saúde e Ouvidor da 17ª. Coordenadoria Regional de Saúde, Cícero Dias de Lima.

A Conferência se deu como etapa municipal preparatória para a 1ª. Conferencia Estadual de Saúde das Mulheres que acontecerá em Fortaleza, nos dias 28 e 29 de junho/2017. Acompanhando as diretrizes do Ministério da Saúde, o tema central do evento que reuniu autoridades, profissionais e saúde, sociedade civil organizada e a população em geral foi “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade em equidade”, e como eixo principal “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”.

Seguindo o tema central a 1ª. Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, teve como objetivo discutir, por meio de grupos temáticos, e propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

FSC_0001 (12)

Além dos grupos de discussão, foi convidada para palestrante aª. Coordenadora Regional de Saúde de Icó, Dra. Luciana Barreto Araújo, que de forma brilhante trabalhou o tema central, mostrando a importância do evento, da participação da mulher na sociedade, suas conquistas, seus desafios e seus direitos, assim como, alguns indicadores do município importantes e que precisam ser melhorados.

A partir do eixo central, houve discussões temáticas, divididas em quatro eixos temáticos: I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres e,; IV Políticas Públicas para as mulheres e a participação social, tais eixos foram distribuídos para os grupos de trabalhos, onde foram elaboradas as propostas, que serão levadas à 1ª. Conferência Estadual e a 2ª. Conferência Nacional de Saúde das Mulheres.

Para além das propostas extraídas, a partir dos debates, a Conferência serviu ainda para escolha das delegadas. De forma democrática foram eleitas como delegadas, na representação de usuários: Valdenia Alves Ramalho e Marlene Feliciano Pontes, representando os trabalhadores: Maria do Socorro Sales Silva e Luana Holanda Pereira e representando o segmento da gestão o Secretário de Saúde, José Geraldo Ferreira de Farias, são elas, as eleitas, terão a responsabilidade de defender o pensamento na mulher baixiense nas outras instâncias da Conferência.

Colaboração: Maria da Conceição Moreira

PUBLICIDADE
Comentários