BAIXIO DESPERTA UMA NOVA CONSCIÊNCIA PARA UM TRÂNSITO HUMANIZADO!

22 ago 2019

Um trânsito seguro se faz com legislação, mas também com educação. E é tarefa desafiadora organizar um conjunto social para este fim. Com este intuito, o inspetor do Getran (Gestão de Trânsito) da Policia Rodoviária Federal, Alexandre Nogueira, esteve em Baixio nesta quarta-feira (21) para acompanhar de perto o desenvolvimento do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN). Na companhia dos policiais rodoviários federais Gladstone Chaves e Almir (membros do Grupo de Educação para o Transito da PRF) , os inspetores foram recebidos pelo chefe de Gabinete da Prefeitura, Raimundo Amaurilio que, na oportunidade, representou o prefeito José Humberto Moura Ramalho. O presidente da Câmara Municipal, vereador Sergio Maurilio, vereadoras Socorro Sales (articuladora do Selo Unicef/ Baixio) e secretária municipal de Educação, Ana Paula Farias, participaram do momento.

No auditório do poder legislativo, uma apresentação dos alunos da Escola Cel. Humberto Bezerra (escola participante de FETRAN) mostrou aos espectadores os resultados dos acidentes no trânsito, uma dura realidade atual, fruto de vários fatores, entre eles, as pequenas distrações dos condutores ao volante. Após a encenação, os visitantes e autoridades municipais usaram os microfones da casa legislativa para expressarem exemplos diários e alertar os mais jovens para o exercício da cidadania plena, tornando-se multiplicadores de uma nova consciência para um trânsito mais seguro e mais humano.

Os membros do GETRAN falaram também da seletiva que vai acontecer no final de 2019, com a escolha dos melhores trabalhos realizados pelas escolas que fazem parte do FETRAN. O evento será realizado na 5ª Delegacia da PRF, na cidade de Icó-CE. Inscrita no ano passado (2018), a escola Cel Humberto Bezerra é a única representante baixiense no festival estudantil.

O que é o FETRAN?

Criado em 2004, o Festival é um projeto de educação para o trânsito da PRF que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar. No FETRAN, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar a PRF, a escola e a sociedade.

...
A tarefa não é simples, os caminhos costumam ser extenuantes, mas o produto final é
A semana do dia 01 ao 08 de fevereiro em Baixio foi uma semana de
“#ChegueiEnsinoMédio” O evento de boas-vindas organizado pela equipe do Colégio Estadual Mons. Horácio Teixeira para
A equipe do Selo UNICEF Edição 2017/2020 na pessoa da Articuladora Municipal Socorro Sales, montou
Nesta última segunda feira 03 de fevereiro, aconteceu o início do Primeiro Período legislativo de
A segunda-feira 3 de fevereiro já amanheceu ao som das ferramentas em Baixio, é a
Do dia 27 ao dia 31 de Janeiro de 2020, a Secretaria de Assistência Social
Depois de 14 dias da assinatura da Ordem de Serviço para o início da reforma
Mantendo sua política de valorização do magistério, o Governo Municipal de Porteiras seguirá o piso