FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO CONFIRMA PROTAGONISMO DE PORTEIRAS!

13 fev 2020

A tarefa não é simples, os caminhos costumam ser extenuantes, mas o produto final é sempre um prêmio. Em Porteiras, Educação há muito tempo passou a ser prioridade, os índices de outrora, no longínquo período que apontava o município como um dos últimos colocados no cenário estadual, foram acelerados pelos investimentos, chegando ao protagonismo de que se tem notícia em praticamente todo o país.

Nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro, o município voltou a ser notícia durante o I Fórum Cecom – Secretários e Gerentes, realizado na sede da Coordenadoria Regional de Educação da Região 20/Crede 20, em Brejo Santo, tendo à frente o coordenador Antônio Roberto Araújo. Secretários de Educação dos municípios que compõem a divisão, juntamente a assessores e gestores de áreas de ensino, compartilharam suas experiências, números e desafios, espaço que foi amplamente preenchido pelos resultados de Porteiras. Em discussão, a Nova Metodologia do Cálculo do Índice Municipal de Qualidade Educacional (IQE).

Na presença da secretária municipal, Eliana Alberto de Figueiredo Alves, o principal foco foi o PROMAE – Programa de Monitoria e Avaliação Escolar, mecanismo criado em Porteiras (idealizado pela saudosa professora Cirene Maria Esmeraldo, assessora pedagógica que faleceu em dezembro de 2019) e que vem sendo o principal responsável pelo desempenho da educação básica municipal em todas as áreas, desde a proficiência em Alfabetização, passando pelos campos da Língua Portuguesa, Matemática até a drástica mudança nos perfis de Reprovação, Evasão Escolar, Distorção Idade/Série. Em todos os cenários, Porteiras aparece como um dos municípios de melhor projeção, de acordo com os dados relativos ao ano 2018. Para 2019, expectativa é de que os números sejam mantidos ou melhorados ainda mais no município.


Mas o que traz de novo o Promae? Certamente uma pergunta que os demais secretários se fizeram, e a constatação assinada por Roberto foi distribuída como sugestão de modelo a ser adotado. Uma definição feita pelo portal municipal de Mauriti (https://www.mauriti.ce.gov.br/informa.php?id=118) quando da visita da secretária de Educação, Maria Alice Tavares Leite, à colega Eliana e sua equipe, em dezembro de 2019, resume bem a justificativa:
“O projeto visa a classificar os níveis de aprendizagem do aluno por meio de gráficos de monitoramento que são obtidos através de um instrumental de diagnóstico de conhecimento do aluno. Assim o professor da turma é levado a conhecer individualmente cada aluno e seu grau de aprendizagem e elaborar um portfólio com todos os dados referentes ao processo de ensino e aprendizagem do aluno no decorrer do ano letivo. Este portfólio é apresentado no final do ano aos pais e aos professores que receberão a turma no seguinte posterior a fim de conhecer todo o seu histórico”.

Assim, feitas todas as equações dos esforços empregados pelo Governo Municipal de Porteiras, incluindo recomendações pessoais do prefeito Fábio Pinheiro Cardoso, desde gestões anteriores à atual, permitem apresentar o diagnóstico em gráficos e realidade, a seguir, expondo ainda a finalidade de conhecer as estratégias e mecanismos que possibilitam avançar nos resultados das avaliações externas (SAEB e SPAECE), além de alcançar destaque no âmbito da educação de qualidade, demanda prioritária.

O fim do evento concluiu uma expectativa: a maioria dos secretários presentes avisou que vai adotar o pioneirismo porteirense.

 

Alguns demonstrativos com destaque municipal

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