FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO CONFIRMA PROTAGONISMO DE PORTEIRAS!

13 fev 2020

A tarefa não é simples, os caminhos costumam ser extenuantes, mas o produto final é sempre um prêmio. Em Porteiras, Educação há muito tempo passou a ser prioridade, os índices de outrora, no longínquo período que apontava o município como um dos últimos colocados no cenário estadual, foram acelerados pelos investimentos, chegando ao protagonismo de que se tem notícia em praticamente todo o país.

Nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro, o município voltou a ser notícia durante o I Fórum Cecom – Secretários e Gerentes, realizado na sede da Coordenadoria Regional de Educação da Região 20/Crede 20, em Brejo Santo, tendo à frente o coordenador Antônio Roberto Araújo. Secretários de Educação dos municípios que compõem a divisão, juntamente a assessores e gestores de áreas de ensino, compartilharam suas experiências, números e desafios, espaço que foi amplamente preenchido pelos resultados de Porteiras. Em discussão, a Nova Metodologia do Cálculo do Índice Municipal de Qualidade Educacional (IQE).

Na presença da secretária municipal, Eliana Alberto de Figueiredo Alves, o principal foco foi o PROMAE – Programa de Monitoria e Avaliação Escolar, mecanismo criado em Porteiras (idealizado pela saudosa professora Cirene Maria Esmeraldo, assessora pedagógica que faleceu em dezembro de 2019) e que vem sendo o principal responsável pelo desempenho da educação básica municipal em todas as áreas, desde a proficiência em Alfabetização, passando pelos campos da Língua Portuguesa, Matemática até a drástica mudança nos perfis de Reprovação, Evasão Escolar, Distorção Idade/Série. Em todos os cenários, Porteiras aparece como um dos municípios de melhor projeção, de acordo com os dados relativos ao ano 2018. Para 2019, expectativa é de que os números sejam mantidos ou melhorados ainda mais no município.


Mas o que traz de novo o Promae? Certamente uma pergunta que os demais secretários se fizeram, e a constatação assinada por Roberto foi distribuída como sugestão de modelo a ser adotado. Uma definição feita pelo portal municipal de Mauriti (https://www.mauriti.ce.gov.br/informa.php?id=118) quando da visita da secretária de Educação, Maria Alice Tavares Leite, à colega Eliana e sua equipe, em dezembro de 2019, resume bem a justificativa:
“O projeto visa a classificar os níveis de aprendizagem do aluno por meio de gráficos de monitoramento que são obtidos através de um instrumental de diagnóstico de conhecimento do aluno. Assim o professor da turma é levado a conhecer individualmente cada aluno e seu grau de aprendizagem e elaborar um portfólio com todos os dados referentes ao processo de ensino e aprendizagem do aluno no decorrer do ano letivo. Este portfólio é apresentado no final do ano aos pais e aos professores que receberão a turma no seguinte posterior a fim de conhecer todo o seu histórico”.

Assim, feitas todas as equações dos esforços empregados pelo Governo Municipal de Porteiras, incluindo recomendações pessoais do prefeito Fábio Pinheiro Cardoso, desde gestões anteriores à atual, permitem apresentar o diagnóstico em gráficos e realidade, a seguir, expondo ainda a finalidade de conhecer as estratégias e mecanismos que possibilitam avançar nos resultados das avaliações externas (SAEB e SPAECE), além de alcançar destaque no âmbito da educação de qualidade, demanda prioritária.

O fim do evento concluiu uma expectativa: a maioria dos secretários presentes avisou que vai adotar o pioneirismo porteirense.

 

Alguns demonstrativos com destaque municipal

...
Na noite de ontem (26), o portal do Ministério da Saúde foi atualizado para mostrar
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 16h00 desta segunda-feira (23), 1.646 casos confirmados do
Ato Normativo Nº 01/2020 GAB/PRES., de 20 de março de 2020 DISPÕE SOBRE A ADOÇÃO,
“Quem sabe faz a hora não espera acontecer”   Sabendo do crescimento alarmante do número
Brasil - Secretarias estaduais de Saúde divulgaram nesta sexta-feira (20), 651 casos confirmados do novo
Reforma do Mercado Público Municipal, início da construção da quadra poliesportiva na sede, obras de
Começou mais uma jornada pela Educação. Na manhã desta quinta-feira (05), autoridades municipais, professores e
A folia da noite de segunda (24) foi mais cedo na sede dos Crocodilos, o
O prefeito e sua equipe administrativa subiram ao palco na Praça 15 de setembro na