“O Quinze” – Projeto Escolar leva alunos para conhecer Raquel de Queiroz

26 out 2017

A escola EMEF. CEL. Humberto Bezerra em parceria com Secretaria Municipal de Educação de Baixio proporcionaram um sábado diferente para os alunos da referida escola neste dia 21 de outubro, uma visita ao Memorial Rachel de Queiroz e ao museu Jacinto de Souza na cidade de Quixadá – CE.

O estudo de campo foi realizado junto às turmas do 9°ano como culminância do projeto desenvolvido intitulado: O Quinze: Entre a Literatura e a História.

No desenvolvimento do projeto os alunos tiveram contato com a biografia da autora Rachel de Queiroz, bem como o enredo trabalhado no livro que retrata o flagelo da seca no ano de 1915.

O estudo proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da autora através da visita ao Memorial, em contato com documentos e imagens a turma aprendeu um pouco mais sobre a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, eleita para a cadeira nº 5, em 1977. A escritora brasileira foi também jornalista, romancista, cronista, tradutora, teatróloga e integrou o quadro de Sócios Efetivos da Academia Cearense de Letras.

A visita se estendeu até o museu Jacinto de Sousa, onde foi possível ver o quarto do ex- presidente Castelo Branco, além dos relatos sobre o cego Aderaldo, vários objetos históricos foram observados pelos olhos atentos dos alunos.

O projeto desenvolvido valorizou ainda mais o entendimento da História a partir da narrativa literária. Dessa forma, o estudo de campo finalizou de maneira brilhante esse projeto que contou mais uma vez com a parceria entre a Escola Cel. Humberto Bezerra e a Gestão Ação com Humanização.

...
Baixio receberá a Unidade Móvel de Empreendedorismo do Estado que passará a atender no centro
Neste dia 13/07/2018 a secretaria municipal de assistência social da gestão Ação com Humanização realizou
Três dias após o aniversário do prefeito José Humberto, foi a vez de cantar “Parabéns
“Um encontro com amigos! ” Essa foi a frase que o prefeito José Humberto atribuiu
E aos poucos a 'lei do silêncio' vai sendo rompida, lentamente as marcas do sofrimento
Junho e julho, os meses mais festivos no Nordeste brasileiro, e um dos maiores espetáculos
Benfica (azul) 1 X 0 Marechal (vermelho). Esse foi o placar do primeiro jogo de
O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva
Nos dias 5 e 6 de julho, Baixio respirou e transpirar cultura na Praça 15
“Olha, que isso aqui tá muito bom. Isso aqui tá bom demais. Olha, quem tá