O SUCESSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL DE PORTEIRAS!

12 abr 2018

Já se vão 08 meses desde a implantação e o novo modelo educacional de Porteiras, e o município colhe os frutos de um investimento feito na base da vida. A Escolinha Crescendo Feliz, ampliada para sediar a primeira unidade de ensino em tempo integral voltado à Educação Infantil Inclusiva (já que atende crianças com deficiências múltiplas), mostra porque valeu a pena acreditar na ideia. O modelo porteirense é pioneiro na região do Cariri.

Diretora Betijane Gonçalves (no alto, à direita) revela os esforços do Governo Municipal, através da Secretaria de Educação para o pleno funcionamento da escola.

Aqui, 186 crianças na faixa etária de 04 e 05 anos – agrupadas em 09 turmas – passam a maior parte de suas vidas, desde que o projeto foi lançado pelo Governo Municipal, em agosto de 2017, assistindo aulas de Letramento, vivenciando os Campos de Experiência, de 7h às 11h da manhã; e atividades extra-curriculares, focadas na Psicomotricidade, Arte (música/dança) e Ciranda da Leitura de 13h às 17h. Entre 11h e 13h, os alunos têm o intervalo, com almoço, brincadeiras e até repouso, em um leito providenciado com colchões, televisores, brinquedos de pelúcia e bonecas. Tudo organizado para o conforto dos pequenos.

 

O corpo docente da escola conta com 11 professores nas atividades de Letramento, revezando com 09 educadores nas Atividades Extras, 10 monitores dando suporte ao trabalho coletivo, 02 educadores familiares que são responsáveis pelo acompanhamento da situação familiar, com visita às residências dos alunos, mais 03 coordenadores escolares. A direção da unidade está a cargo da professora Francisca Betijane Ferreira Gonçalves Tavares que, ao receber a nossa reportagem fez um relato preciso das mudanças de perfil comportamental, nível de aprendizado das crianças, equiparação disciplinar da clientela, que é proveniente de várias regiões da zona rural e urbana, fator que exige muito mais dedicação dos professores e da direção, algo que, segundo ela, é feito com amor integral ao fazer educacional, desde à culinária até os conteúdos trabalhados em sala.

REFORMA E AMPLIAÇÃO
Recentemente a Escolinha Crescendo Feliz passou por reforma em sua estrutura física, com a construção de mais 03 salas de aula, reordenação de espaços internos, com remoção de parte de um muro central e ampliação da cantina/refeitório e banheiros.

A primeira escola em tempo integral de Porteiras está localizada no bairro das Casas Populares.

 

CONFIRA MAIS IMAGENS DA ESCOLA

...
Baixio receberá a Unidade Móvel de Empreendedorismo do Estado que passará a atender no centro
Neste dia 13/07/2018 a secretaria municipal de assistência social da gestão Ação com Humanização realizou
Três dias após o aniversário do prefeito José Humberto, foi a vez de cantar “Parabéns
“Um encontro com amigos! ” Essa foi a frase que o prefeito José Humberto atribuiu
E aos poucos a 'lei do silêncio' vai sendo rompida, lentamente as marcas do sofrimento
Junho e julho, os meses mais festivos no Nordeste brasileiro, e um dos maiores espetáculos
Benfica (azul) 1 X 0 Marechal (vermelho). Esse foi o placar do primeiro jogo de
O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva
Nos dias 5 e 6 de julho, Baixio respirou e transpirar cultura na Praça 15
“Olha, que isso aqui tá muito bom. Isso aqui tá bom demais. Olha, quem tá