PORTEIRAS DÁ INÍCIO À CAMPANHA DE PREVENÇÃO A HANSENÍASE, TRACOMA E VERMINOSES!

19 abr 2018

A V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma já começou em Porteiras, e abrange um total de 17 escolas da rede pública, reeditando mais uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, uma vez a ação tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental, e vai até o final do mês de maio.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde o objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a Campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase e exame dos contatos, profilaxia para as geo-helmintíases, exames para detecção e tratamento dos casos de tracoma em escolares e dos contatos domiciliares. No município, apenas alunos da educação infantil e do ensino médio não serão envolvidos na campanha, por questões de faixa etária.

 

Hanseníase
Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Verminoses
Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Tracoma
Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

 

 

http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/campanhahanseniase/

...
Baixio parou neste dia 25 de maio para mais uma campanha de sucesso, desta vez
A Banda de música municipal Zé de Bento tocava o hino Nacional para o hasteamento
Nesta quinta-feira (24) Baixio recebe os representantes do Governo do Estado para dar início ao
As maquinas já estão em ação ao lado do estádio municipal, o trabalho já está
A secretaria de meio ambiente e primeira-dama Gleyce Kelly Alves na companhia do seu esposo,
A festa da educação cearense! O prêmio “Escola Nota 10” é classificado pela impressa do
Emoção para mais de mil. A noite do 12 de maio vai ficar marcado na
Em alguns momentos esquecemos do valor especial que tem o tempo a cabeceira de uma
O dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio, data
A prefeitura Municipal de Baixio, por intermédio das secretarias de Agricultura e Educação, promoveu nesta