Prefeito de Baixio assina termo para elaboração do plano municipal de Saneamento Básico

17 jan 2018

O prefeito de Baixio José Humberto Moura Ramalho participou nesta terça-feira (16), de reunião sobre a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB).

Ao lado do seu assessor jurídico Wgerles Maia e do gestor municipal da vizinha cidade de Ipaumirim José Geraldo dos Santos (Dr. Geraldo), o chefe do administrativo de Baixio assinou o termo para elaboração do plano no auditório da Aprece que fica Rua Maria Tomásia, 230 – Aldeota em Fortaleza – CE.

Confira abaixo a matéria da ARCE sobre a reunião com os gestores municipais!

Integrantes da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) participaram, na manhã de hoje, de reunião sobre a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). Os Planos são feitos a partir de parceria entre a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a Arce, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e as cidades interessadas. Desta feita, são 31 municípios que ainda dependem do estudo e das orientações técnicas. O encontro aconteceu no auditório da Aprece que fica Rua Maria Tomásia, 230 – Aldeota. Pela Arce, estiveram o presidente do conselho diretor, Hélio Winston Leitão, e o analista de regulação da coordenadoria de saneamento básico, Alceu Galvão.

Entre os muitos pontos discutidos, destacam-se as orientações gerais sobre os PMSB e o papel de cada órgão parceiro, além da abordagem sobre a necessidade de assinatura do termo de adesão e compromisso, por parte dos prefeitos. Conforme o analista de regulação Alceu Galvão, caberá à Arce fornecer a metodologia para feitura dos Planos, além do desenvolvimento e acompanhamento, verificando-se, é lógico, se tudo está de acordo com as diretrizes estabelecidas em lei. “Os planos municipais são um importante instrumento para direcionar os investimentos de cada município, além de ser condição vinculante para recebimento de recursos da União, a partir de dezembro de 2019”, adverte Galvão.

Dos 31 municípios que estavam agendados, compareceram Alcântaras, Ararendá, Baixio, Capistrano, Fortim, Groaíras, Guaramiranga, Pacoti, Pacujá, Palmácia, Porteiras, Reriutaba, Tejuçuoca, Tururu e Uruoca. Além desses, estavam programados e necessitam de orientação para elaboração dos referidos Planos, as cidades de Acarape, Arneiroz, Iracema, Itaiçaba, Itapiúna; Itatira, Jati, Miraíma, Moraújo, Penaforte, Pereiro, Potengi, Salitre, Umari, Umirim e Uruburetama.

Oficinas
Dentro da programação dos trabalhos agendados, nos próximos dias 31 de janeiro e 01 fevereiro, o coordenador de saneamento da Arce, Geraldo Basílio, juntamente com Alceu Galvão, realizarão oficinas de treinamento sobre a metodologia a ser aplicada pelas equipes interinstitucionais e locais que trabalharão nos processos de criação dos PMSB. As citadas capacitações acontecerão em horário comercial, com previsão de encerramento às 17 horas.

Fonte: ARCE

 

...
Sexta-feira 13! Para muitos, essa data não traz bons presságios.  Mais em Baixio esses prenúncios
Já se vão 08 meses desde a implantação e o novo modelo educacional de Porteiras,
A euforia jovem deu lugar ao silencio total. O costumeiro barulho dos alunos na hora
A manhã deste sábado (07) foi movimentada para a equipe da secretaria municipal de saúde
A Secretaria Municipal de Cultura juntamente com a Administração Ação com Humanização realizou nesta quinta-feira
Equipe reforçada, qualidade priorizada. Lema que justifica a integração de novos profissionais à Saúde pública
Com o objetivo de ajudar as famílias carentes de Baixio, foram entregues pela administração municipal
O coordenador de programas educacionais federais professor Marcos Aurélio Rodrigues reuniu-se com a gestora educacional
A abertura oficial da programação da festa de Emancipação Política de Porteiras aconteceu na quinta-feira,
Quinta-feira (22) movimentada em Baixio! O dia 22 de março começou com o líder de