Prefeito José Humberto vai á câmara e anuncia melhorias para a educação e saúde

28 abr 2018

O plenário da Câmara Municipal de Baixio abriu espaço para a Educação, na pauta central da 12ª Sessão Ordinária do ano. Com a presença do prefeito municipal, José Humberto Moura Ramalho e assessores, entre eles a secretária de Educação Ana Paula Farias, do Procurador do Município Wgerles Melo, Assessoria do Sindicato Apeoc, além de uma comitiva de professores, os parlamentares deliberaram a respeito do Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal do Meio Ambiente, Projeto de Autorização do Protocolo de Intenções do Consórcio de Resíduos Sólidos, e a votação do Projeto de Lei da Reformulação da Lei das Diárias.

Encerrado o expediente, foi iniciada uma negociação entre a categoria de professores e os representes do Executivo, discutindo ajuste salarial e abertura de uma comissão para atualização PCC-Plano de Cargos e Carreiras, ocasião em que o prefeito se pronunciou juntamente com seus representantes, e anunciou que acataria a solicitação do Sindicato Apeoc com relação à proposta do reajuste pleiteado, tendo em vista não ser impactante para as contas municipais, bem como sinalizou em ampliar o diálogo sobre o PCC do magistério baixiense.

A vereadora Hermínia Cândido abriu as falas dos edis parabenizando os professores que buscam os seus direitos, e deu boas-vindas aos presentes, saudando ainda os representantes da APEOC.

Francisco Bernardo parabenizou o prefeito por sua atenção ao povo baixiense, afirmando que Zé Humberto faz questão de ir às Sessões mesmo quando não recebe oficialmente convite para estar, o que evidencia a preocupação do gestor com o coletivo. No entanto, não poupou críticas à secretária de Saúde, Conceição Moreira, acusando-a de não tratar bem usuários do sistema público de Saúde, diante de relatos e situações que este vereador afirma já ter visto.

Socorro Sales fez coro às palavras do colega, dizendo que: “Bernardo foi feliz quando disse que o prefeito não foi convocado para essa Sessão, mas vem espontaneamente, quando em outras administrações, nem sendo convocados os administradores (as) comparececiam à casa”, lembrou Socorro.

Maria da Jurema cumprimentou as autoridades se dirigiu ao prefeito municipal para solicitar a capinação dos setores próximos à capela da Jurema. Ela ainda demostrou apoio aos professores que vieram à Sessão reivindicar direitos da categoria.

Severina Berto foi breve, e como destaque de sua intervenção pediu ao gestor do município para consertar a passagem molhada do sítio Saco dos Bois.

Anália Fernandes (Nelba) parabenizou a secretária de Educação, Ana Paula Farias, e o prefeito José Humberto pela participação destes no lançamento do programa “Nem 1 Aluno Fora da Escola”, quando ambos estiveram ao lado do governador do estado, Camilo Santana.

Geraldo Bezerra Belo (Neguinho) pediu ao administrador municipal para repor as luminárias nas localidades de Ameixa e Croatá, segundo ele, trechos que enfrentam problemas com escuridão.

José Donizete expressou apoio total à classe docente, reforçou que o prefeito fará o que estiver ao alcance da gestão para solucionar as questões mais essenciais.

O assessor político do sindicato APEOC, Rock Melo, falou dos direitos salariais dos professores (o que cada um recebe, e o que está na lei e é de direito).

Após a fala do assessor da APEOC, o presidente da Câmara, vereador Sergio Maurilio falou da real diferença salarial dos professores que não é tão significativa e a respeito do projeto de Lei de Cargos e Carreiras que, por ser muito defasada, deixa a desejar em alguns aspectos.

A secretaria de Educação, Ana Paula Farias, falou dos programas educacionais que estão sendo aplicados e em avanço no município, além das ações que estão chegando para melhorar ainda mais o quadro da Educação de Baixio.

Wgerles Maia, procurador do município por sua vez, disse que o plano de Cargos e Carreiras precisa ser revisto com cautela. Porém, antes do procurador encerrar sua fala, o vereador Bernardo sugeriu que o mesmo fosse no programa de rádio ‘Baixio em Pauta’, na próxima quinta-feira, para esclarecer de forma mais ampla a questão salarial dos magistrados.

Discurso do Prefeito

José Humberto Moura Ramalho cumprimentou os vereadores um a um e disse da satisfação de participar das reuniões do Legislativo. Respondendo às questões dos professores, o prefeito foi contundente ao afirmar: “A escola é uma extensão da família, o professor é o segundo pai e mãe. Tenho a maior consideração, porque já fui aluno e devo tudo aos professores que me ensinaram, portanto, temos que fazer o que determinam as Leis”, salientou Zé.

Em relação a questão levantada pelo vereador Bernardo sobre a secretária de Saúde, Zé Humberto afirmou que está criando uma assessoria para o melhor desenvolvimento nos trabalhos daquela pasta.

Sem deixar uma pergunta sem resposta, o prefeito falou sobre todas as reivindicações e ofícios enviados pelos vereadores na Sessão Ordinária, além de revelar um entendimento em relação aos magistrados municipais quando disse: “vamos sentar e analisar e que podemos fazer de imediato. Estes valores que estive olhando aqui, não irão causar impactos nas contas públicas” tranquilizou o chefe do Executivo.

Encerrando suas palavras, José Humberto comentou que sempre vai estar presente quando os parlamentares os chamará sempre para dividir a responsabilidade na busca de resolver qualquer questão.

Fotos – Câmara municipal de Baixio-CE

...
Baixio receberá a Unidade Móvel de Empreendedorismo do Estado que passará a atender no centro
Neste dia 13/07/2018 a secretaria municipal de assistência social da gestão Ação com Humanização realizou
Três dias após o aniversário do prefeito José Humberto, foi a vez de cantar “Parabéns
“Um encontro com amigos! ” Essa foi a frase que o prefeito José Humberto atribuiu
E aos poucos a 'lei do silêncio' vai sendo rompida, lentamente as marcas do sofrimento
Junho e julho, os meses mais festivos no Nordeste brasileiro, e um dos maiores espetáculos
Benfica (azul) 1 X 0 Marechal (vermelho). Esse foi o placar do primeiro jogo de
O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva
Nos dias 5 e 6 de julho, Baixio respirou e transpirar cultura na Praça 15
“Olha, que isso aqui tá muito bom. Isso aqui tá bom demais. Olha, quem tá