Prevenção da Gravidez na Adolescência – Baixio em Ação na Semana Nacional

10 fev 2019

LEI Nº 13.798, DE 3 DE JANEIRO DE 2019, acrescenta art. 8º-A à Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), para instituir a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.  O Município de Baixio- CE, iniciou o mês de fevereiro com a semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, no período de 01 a 08 de fevereiro, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas, esclarecendo a população.

Esta é uma ação de extrema importância, pois a gravidez na adolescência acarreta sérias consequências; sendo considerada gravidez de risco, e que pode ocasionar problemas emocionais e sociais.

As atividades de intensificação da política Municipal das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social em parceria com o Conselho Tutelar, Selo UNICEF e Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente- CMDCA contribuiu para o engrandecimento da campanha.

Na sexta-feira (01), o Programa de divulgação na rádio local, apresentou para a sociedade os riscos da gravidez precoce, explanando com detalhes a lei 13.798/2019 e divulgando toda a programação referente a “semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência”.

A segunda-feira (04) foi voltado para as Unidades Básicas de Saúde – UBS, unidades estas que realizaram busca ativa das adolescentes grávidas para consulta no território.

O Centro de Referência da Assistência Social- CRAS, apresentou documentário sobre as consequências na gravidez na adolescência na terça-feira (05); participando os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV e para os alunos das Escolas municipais. Momento de discussões entre os adolescentes e os profissionais com entrega de brindes.

Na quarta-feira (07), houve a Roda de conversa nas UBS, com as adolescentes gestantes, para exposição de experiências vividas na gestação, situação escolar e familiar.  Informações de como prevenir uma gravidez, ressaltando a importância dos métodos contraceptivos. Entrega de brindes. Aconteceu também a entrega de preservativos, orientação sexual e reprodutiva, oferta da Caderneta do Adolescente nas UBS.

A sexta-feira (08), culminou com a caminhada nas principais ruas e avenida da cidade, com os alunos das Escolas Municipais e Estadual, os adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes- NUCA, SCFV, Conselheiros Tutelares, CMDCA e profissionais das Políticas Públicas Municipais.  Finalizando em frente da Secretaria Municipal de Educação, com dinâmicas de perguntas e respostas e sorteios de brindes.

O trabalho de prevenção na gravidez acontecerá durante todo o ano, como forma de elevar o conhecimento dos adolescentes, suas famílias e a população de uma forma geral. De fato, esse é o interesse de todos que fazem a Gestão Ação com Humanização.

Texto: Luana Vieira – Assistente Social CRAS/Baixio-CE

...
A Gestão Ação com Humanização de Baixio – CE manifesta o seu mais profundo pesar
A secretaria Municipal de Transparência e Comunicação vem de público esclarecer e pontuar algumas colocações
Porteiras recebe V Encontro Nacional da Agricultura Familiar. Na Chapada do Araripe, representantes de 09
Geladeiras, fogões, fornos, ventiladores, computadores e TVs entre outros eletrodomésticos e equipamentos foram entregues nas
Porteiras-CE, 05 de fevereiro de 2019. Horas decisivas, telefonemas, mensagens, providências para uma viagem. Imagine
A Lei nº 528 de 14 de novembro de 2017 de iniciativa da Câmara Municipal
A assessoria técnica Governo do Estado do Ceará esteve em Baixio nesta quarta-feira 30 de
A Prefeitura Municipal de Baixio, por intermédio da sua Secretaria Municipal de Educação deu início