PRONTOS PARA A MISSÃO – CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS TUTELARES DE BAIXIO

17 jan 2020

Nos dias 14,15 e 16 de janeiro ocorreu a Capacitação dos Conselheiros Tutelares do município de Baixio, que vão atuar no quadriênio 2020/2024. A solenidade de abertura contou com a presença do senhor Prefeito Municipal, José Humberto e um grande número de secretários do governo, da Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a senhora Eronilda Ribeiro Campos, além de vários cidadãos e cidadãs baixienses.

Na saudação aos presentes, notadamente aos Conselheiros Tutelares – Titulares/Suplentes presentes, o Prefeito destacou a importância da responsabilidade e participação de todos na administração pública e que isso não é uma prerrogativa exclusiva dele, de seus secretários e demais membros do governo. Disse ainda que a população geral do município já percebeu a importância desses dois conceitos: responsabilidade e participação, e por isso Baixio é destaque dentro do Estado do Ceará. Ao finalizar sua fala o mesmo colocou sua administração, e a própria pessoa física, à disposição do Conselho Tutelar para ajudar na melhoria dos trabalhos desenvolvidos pelo colegiado.

Ao se pronunciar, a Presidenta do CMDCA disse da importância da Capacitação e da necessidade dela existir naquele momento que o Conselho Tutelar dava início a uma nova gestão. Ela solicitou ainda aos Conselheiros presentes que procurassem explorar ao máximo a capacidade dos formadores, já que os mesmos tem vasta experiência dentro da política de assistência social, notadamente junto aos direitos de crianças e adolescentes. Por fim, ela declarou aberta oficialmente a Capacitação.

O processo teve carga de 20 h e contemplou os Conselheiros com vasta discussão sob a ótica de cinco módulos, quais sejam: Resgate da Historia da Criança e do Adolescente no Brasil, Sistema de Garantia de Direitos, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Conselho Tutelar e o Cotidiano do Conselho na Prática. Os trabalhos técnicos foram conduzidos pela Assistente Social Juliana Samyles de Medeiros Alves e pelo Psicólogo Rubens Dário Tavares Vieira.

No encerramento dos trabalhos a avaliação geral de todos foi muito positiva. Depoimentos de Conselheiros expressaram o quanto foi aprendido e que esse aprendizado será muito útil a partir daquele momento. Usaram ainda a palavra o senhor Acrisio Júnior Quaresma, membro da Assessoria Jurídica do município, a senhora Aparecida Lopes, Coordenadora do CRAS, a Presidenta do CMDCA, senhora Eronilda Ribeiro Campos e por fim, a Secretária de Assistência Social, a senhora Valdenisa Ribeiro. Todos foram unânimes em afirmar que o evento foi de extrema importância e que tinham a certeza que o novo colegiado do Conselho Tutelar irá desenvolver um excelente trabalho no decorrer dos próximos quatro anos.

Com informações de Rubens Dário Tavares Vieira
...
O Governo Federal liberou nesta segunda-feira (18) a segunda parcela do Auxílio Emergencial de R$
A prefeitura de Baixio, por meio da secretaria municipal do Meio Ambiente apresenta o “Plano
Quer fazer parte das equipes de combate ao novo coronavírus no controle de entrada ao
A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos entrega, na próxima segunda
Em meio à pandemia, a circulação de pessoas entre municípios preocupa gestores diante do aumento
O decreto estadual que prorroga o isolamento social em todo Ceará foi anunciado pelo chefe
Confira abaixo Decreto municipal publicado nesta segunda-feira (04), que estabelece novas medidas para o combate
A Caixa Econômica Federal disponibilizou nesta terça-feira (7) o site e o aplicativo por meio
O Brasil já registra 5.717 casos confirmados da covid-19 com 201 óbitos em todo pais,
Na noite de ontem (26), o portal do Ministério da Saúde foi atualizado para mostrar