Quinta em Baixio – Aprovações de projetos e apresentação do Aquisição de Alimentos

24 mar 2018

Quinta-feira (22) movimentada em Baixio!

O dia 22 de março começou com o líder de audiência nas rádios da região. Programa Baixio em Pauta, levado ao ar todas as manhas de quinta-feira na Alternativa Educadora FM.

Na sede do legislativo a sétima sessão ordinária do 1º período de 2018 foi marcada por aprovações de projetos de extrema importância para a Cultura e Agricultura do município.

Na plenária, ilustres presenças dos vereadores Fábio Abel de Bom Jesus – PB, Pinheiro de Poço Zé de Moura – PB e do presidente da AVASP (Associação de Vereadores do Alto Sertão Paraibano) Expedito Leite de Joca Claudino – PB que em visita a cidade participaram da Sessão Ordinária.

Aprovado por unanimidade o projeto de lei que Cria o SMC – (Sistema Municipal de Cultura).

A criação do Sistema Municipal de Cultura é uma das exigências do Sistema Nacional de Cultura para que o município esteja apto a receber repasses federais a serem investidos em cultura. A intenção é de que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.

O SMC se constitui num instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas na área cultural através da criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da construção do Plano Municipal de Cultura.

Aprovado por unanimidade o Projeto de Lei do SIM (Sistema Inspeção Municipal).

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é vinculado à Secretaria de Agricultura, e é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestível e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em transito no município de Baixio.

O presidente da Câmara Municipal de Baixio Sergio Maurilio Holanda Farias comentou sobre o Projeto de Lei que cria o SIM municipal em sua página no Facebook. “O objetivo do Projeto será condicionar melhorias a agricultura familiar, com essa nova Lei, que deverá ser sancionada pelo Chefe do Poder Executivo, os agricultores de Baixio estarão aptos a vender seus produtos aos programas Federais PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar e o PAA- Programa Aquisição de Alimentos, como também, o município poderá comprar aos agricultores os alimentos produzidos no município para diversas finalidades. O Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos, fortalece circuitos locais e regionais e também redes de comercialização da agricultura Familiar.

Baixio vem avançando na sua parte de legalização e apoio a fomentação econômica de seus agricultores”

Na sede da sec. municipal de educação aconteceu o treinamento do Programa Aquisição de Alimentos ministrado pela coordenadora estadual – Dr. Mônica Macedo, e pela técnica Selma. Na parte municipal a coordenadora Eva Cristina Lopes Vieira Torres que acompanhada do prefeito José Humberto Moura Ramalho e da sec. de educação Ana Paula Farias deu início ao evento de capacitação.

Durante os dias 22 e 23 o treinamento das merendeiras e cozinheiras das entidades beneficiadas do programa contou com o apoio total dos secretários de Agricultura Junior Pontes, Ana Paula Farias Educação e do prefeito José Humberto, ele que é presença garantida a tudo que acontece no município de Baixio.

O Programa de Aquisição de Alimentos é um projeto realizado em parceria entre os Governo Estadual, Federal e Municipal que visa desenvolver a agricultura familiar no Ceará através da compra direta local da produção dos agricultores cearenses enquadrados no PRONAF.

Com transparência e responsabilidade a Administração Municipal de Baixio vem mostrando que o progresso só é possível com trabalho e determinação.

Gestão Ação com Humanização – Prefeito José Humberto Moura Ramalho.

Amplie a galeria para conferir as imagens

...
Análise das provas foi realizada pela Comissão Especial Eleitoral do Processo de Escolha para membros
Foi mais uma vez no largo da estação ferroviária, foi mais uma noite de emocionar!
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Baixio – CMDCA, está
ATT00001 ATT00002 LEI N° 536 LEI N° 537
PORTARIA: 181210,001
OFICIO Nº 18207-001-GAB
Neste dia 27 de novembro, o NUCA Baixio em parceria com a Secretaria Municipal de