Reunião “Conhecendo o Bolsa Família” esclarece dúvidas e atualiza famílias beneficiarias

14 abr 2018

Sexta-feira 13! Para muitos, essa data não traz bons presságios.  Mais em Baixio esses prenúncios não funcionam, não para os profissionais da secretaria de assistência social que passaram a data trabalhando para acolher da melhor forma possível e atualizar os beneficiários do Programa Federal Balsa Família.

Antes mesmo dos convidados chegaram os funcionários da assistência já estava no local retirando a agua da chuva que caiu durante noite anterior e invadiu o espeço. Até a secretaria da assistência social Valdeniza Ribeiro botou às mãos na massa, ou melhor, no rodo, para ajudar aos demais e deixar o local pronto e seco para o início do evento.

Rômulo Borges (ass. Social) abriu os trabalhos, e de imediato passou a vez para a turma do teatro comandado por Célio Duarte que apresentou uma pequena peça referente ao momento.

O encontro que teve início às 8h na sede do CRAS contou com a presença da vereadora e articuladora do Selo Unicef/Baixio Socorro Sales que teve participação ativa na reunião que aconteceu em dois momentos, manhã (das 8 ás 11h) e tarde (das 13 ás 16h). Além da articuladora, técnicos e gestores do Cras e da assistência, como a secretaria já citada nesta edição Valdeniza Ribeiro, Aparecida Lopes, Eronilda Ribeiro, Luana Holanda coordenadora do programa “Criança Feliz” também marcaram presença e interagiram com as famílias beneficiarias.

Esclarecendo as dúvidas e comandando a palestra, Jader Moreira, Karla Lucas e o aniversariante do dia Rômulo Borges deixaram os presentes atualizados a respeito dos direitos, deveres e o que mudou ou vai mudar no programa do governo federal.

Explicando o motivo do encontro, o gestor do Bolsa Família Jader Moreira afirmou que o trabalho realizado com as famílias que integram o Cadastro Único (base de dados utilizada para aplicação de inúmeros serviços, entre ele o Bolsa Família) é feito em conjunto com as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

A consolidação do Programa Bolsa Família é um trabalho em rede desenvolvido através do complemento das funções desenvolvidas pelas secretarias envolvidas. Cabe a Secretaria Municipal de Assistência Social realizar os cadastros novos, manter atualizados os dados dos usuários e a gestão do programa todo. A Secretaria Municipal de Educação é responsável pelo acompanhamento da frequência escolar dos alunos, com idades entre 06 e 17 anos. E a Secretaria Municipal de Saúde, realiza o acompanhamento das famílias quanto à vacinação, avaliação nutricional e pré-natal, e também realiza o acompanhamento médico de crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos.

A reunião que aconteceu na sede, continua nas comunidades rurais do município com calendário a ser divulgado pelos responsáveis. Atendendo a toda população de Baixio sobre o referido programa. O prefeito José Humberto Moura Ramalho e sua equipe de gestão não medem esforços para que os baixienses sejam atendidos da melhor maneiro possível.

PÁGINA SEMAS FACEBOOK

BOLSA FAMÍLIA 2018 (15 ANOS).

MP 132 de 20/10/2003
LEI FEDERAL 10.836 de 09/01/2004.

O Governo Municipal de Baixio/CE através da Secretaria de Assistência Social deu início na manhã desta sexta-feira (13) ao Ciclo de Reuniões que visam esclarecer dúvidas e atualizar as famílias sobre informações do Cadúnico/PBF. Das 591 famílias da sede urbana esperadas para a reunião que aconteceu no CRAS, 540 compareceram e foram acolhidas pela equipe da SEMAS. Os temas trabalhados foram: Critérios, veracidade nas informações, atualização e averiguação cadastral, condicionalidades, suspensão/bloqueio e cancelamento, fiscalização (MPF, CGU, MDS), cruzamento de dados, ressarcimento por recebimento indevido, entre outras dúvidas apresentadas pelos participantes. Devido ao grande número de famílias, as reuniões aconteceram com uma turma no turno da manhã e outra no turno da tarde. Dia 21 de abril será a vez das famílias beneficiárias do PBF da região de Jurema e Campos receber a equipe do Bolsa Família para que sejam repassadas as informações. Em 2017, o Prefeito José Humberto entregou a população de Baixio um posto novinho de atendimento do Bolsa Família, um espaço amplo, aconchegante e que oferece uma digna condição de trabalho e atendimento para os trabalhadores e usuários do PBF.

Gestão Ação com Humanização.
Prefeito – José Humberto Moura Ramalho
Secretária – Valdeniza Ribeiro.

Amplie a galeria para conferir as imagens! 

...
E a noite de aniversario chegou, os fogos anunciava que Baixio estava de idade nova,
Galeria com imagens de dois eventos municipais no dia 15 de setembro. Hasteamento dos Pavilhões
Amplie a galeria abaixo e confira tudo o que aconteceu no Desfile Cívico no dia
Confira nas imagens do Click Ceara tudo o que aconteceu neste dia 14 de setembro
Confira as imagens da Feira da Agricultura Familiar e as Atividades Esportivas no dia 14
Barracas com artesanatos e comidas típicas em uma noite de muitas apresentações artísticas nos 62
Em uma das mais disputadas partidas de futebol já vista em Baixio, a A.F.V.B (Associação
O Projeto de Lei nº 002/2018, do Legislativo, que Denomina a quadra de esportes da
O dia 11 de setembro é uma data especial para os evangélicos de Baixio e
A arte e o esporte marcaram o primeiro dia das festividades de 62 anos de