REVITALIZAÇÃO DO CRAS E CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

12 set 2019
Por Rômulo Borges

Baixio-CE, 10 de Setembro de 2019.

– REVITALIZAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS.

A Gestão Ação com Humanização, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta terça-feira (10) a cerimônia de inauguração da Revitalização do Prédio onde funciona o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS .

As obras realizadas no CRAS contemplou a reforma de salas administrativas, salas de uso coletivos onde funcionam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e grupos do PAIF, sala do Programa Criança Feliz, copa/cozinha (ampliação), Salão de eventos e instalação de rampas de acessibilidade. Foi ainda realizada uma pintura geral externa e interna da unidade e colocada a placa de identificação.

O CRAS de Baixio a partir deste momento passa a funcionar de forma a proporcionar melhor conforto e qualidade tanto para os profissionais como para os usuários. Pelo porte populacional do município (aproximadamente 6.200 habitantes de acordo com o IBGE/2010), o CRAS pode referenciar até 2.500 famílias.

Anualmente são realizados aproximadamente 1.200 procedimentos, dentre estes: atendimento e acompanhamento social individual e familiar, encaminhamentos ao INSS para concessão de BPC, encaminhamentos ao Cadastro Único para concessão de Bolsa Família, requisição e concessão de benefícios eventuais (cesta básica, auxílios natalidade e funeral) entre outros.

– VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Tendo como tema central “Plano Decenal de Assistência Social: Desafios e Possibilidades em Tempos de Crise”, aconteceu a Conferência Municipal de Assistência Social de Baixio.Organizada conjuntamente pelo Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Conferência objetivava expor á sociedade as dificuldades financeiras enfrentadas pela política de assistência social, muito em virtude do Governo Federal estar atrasando o repasse de recursos do confinamento federal destinado aos municípios para execução e manutenção dos programas e serviços socioassistenciais.

O eixo mais discutido foi justamente sobre “Financiamento”, onde a plenária deliberou proposições que possam sanar o atraso de recursos, bem como garantir a obrigatoriedade do repasse mensal.

Praticamente todos os municípios brasileiros estão com parcelas atrasadas, porém, os chamados municípios “pequenos” são os que mais sofrem com a falta de recursos. Mesmo assim, diante de tantas dificuldades, principalmente a financeira, Baixio vem mantendo em pleno funcionamento todos os serviços e programas socioassistenciais, muito pela organização financeira da gestão, que além de sua responsabilidade regulamentada pela Lei Orgânica de Assistência Social que é de execução e acompanhamento dos programas e serviços, vem também assumindo a responsabilidade do Governo Federal que é a de dispor recurso aos municípios para a polícia de assistência social. Um exemplo dessa organização e compromisso municipal para com o Social é a própria reforma do CRAS.

Além das proposições, foram escolhidos 2 delegados municipais para representar Baixio na XIII Conferência Estadual de Assistência Social, quem acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro do corrente ano em Fortaleza CE.

...
Última noite de Baixio Fest 2019, últimas apresentações de uma semana cheia de eventos na
Na manhã de hoje, 18 de setembro a comissão eleitoral do processo de escolha para
Na manhã desse domingo (15) dia em que Baixio comemora 63 anos de emancipação política
Neste 14 de setembro, Baixio foi palco de muita beleza e glamour quando tivemos a
Final do campeonato municipal, inauguração da Areninha e apresentação de artistas da terra. Esses e
As festividades em comemoração ao aniversário de emancipação política de Baixio tem como referência as
Representantes do legislativo, funcionários municipais e a comunidade em geral foram acompanhar de perto mais