SAÚDE PREMIADA! PORTEIRAS RECEBE SELO QUALIFICA/APSUS, EM FORTALEZA!

14 jun 2018

Prefeito Fábio Pinheiro Cardos exibe Certificado ao lado de profissionais da Saúde municipal, em Fortaleza.

Menos de um mês depois da premiação Escola Nota 10, quando emplacou 04 escolas e 05 turmas do ensino fundamental, o município de Porteiras está de volta à Fortaleza para receber outro prêmio. Agora na área da Saúde.

O 1º Encontro Nordeste Saúde da Família (Enesf), no Centro de Eventos do Ceará, foi marcado pela entrega dos selos bronze do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – QualificaAPSUS Ceará para 147 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 88 municípios cearenses, ocasião em que o governador Camilo Santana entregou cada selo aos representantes da UBS e parabenizou os esforços dos agentes comunitários. De Porteiras, o prefeito Fábio Pinheiro Cardoso, ao lado da secretária municipal de Saúde Maria Joana da Silva, da coordenadora da Atenção Básica Eliane Gomes Coutinho, facilitadora, tutor e demais profissionais, receberam das mãos de Camilo o Selo referente à Unidade Básica de Saúde Prefeito Geraldo Filgueira Sampaio, que obteve avaliação de conformidade de 95%, pela equipe técnica do Governo do Estado.

Governador Camilo Santana repassa Selo ao prefeito Fábio Pinheiro e à secretária Joana Inácio.

Camilo destacou a relevância de unir forças no Estado para defender o SUS, diante do momento de crise enfrentado pelo País, e com o mesmo empenho estimular os profissionais da saúde a cada vez mais aprimorar o trabalho ofertado para a população cearense.

 

O SELO
Lançado pela Sesa no início de 2016, o Selo Bronze faz parte do QualificaAPSUS Ceará. O projeto estabelece padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária com consequente certificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Recebem o Selo Bronze de Qualidade 2018 aquelas unidades de saúde que alcançaram os itens que visam garantir a segurança do cidadão e da equipe de trabalho. Em 2018, foi lançado o 1º Chamamento Público para Avaliação do Selo Bronze de Qualidade, no qual se inscreveram 207 Equipes de Saúde da Família, vinculadas a 170 Unidades Básicas de Saúde, em 99 municípios cearenses.

Secretária Joana, posa para foto com articuladoras do projeto: a facilitadora Eliane Gomes (à esq.), Cícera Joana (Sílvia, à dir.) e Sandra Maria Araújo Santana Tavares, representante da ESF prefeito Geraldo Filgueira Sampaio (centro, à dir.)

Segundo a Sesa, a certificação das Unidades Básicas de Saúde atesta o processo de fortalecimento da Atenção Primária nos municípios, possibilitando seu reconhecimento social perante o Estado, além de incentivar as equipes a criar um padrão de qualidade da Atenção Primária, que garanta um acesso qualificado, efetivo e resolutivo.

 

 

 

Com informações do Governo do Estado do Ceará

Fotos: reprodução redes sociais

...
O dia do estudante (chamado também de dia do aluno ou ainda dia do discípulo)
Essa é a mensagem que 80 cursista do PROJETO CRIANDO OPORTUNIDADES receberam na aula inaugural
A autoridade de pai, muitas vezes sinônimo de cara fechada e pouco sorriso, pela árdua
“Pai, nosso herói de todos os dias” E esses heróis foram homenageados nas comunidades rurais
É fundamental que família e escola sigam os mesmos princípios e critérios, ter o mesmo
As pessoas que saíram da zona rural, ou até mesmo aqueles que já residiam na
Em estudo recente realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan Americana
Do dia 23 ao dia 26 de julho, Baixio recebeu a UNIDADE MÓVEL DE EMPREENDEDORISMO
Mais uma atitude digna de aplausos. A administração Ação com Humanização entregou na tarde deste
Baixio receberá a Unidade Móvel de Empreendedorismo do Estado que passará a atender no centro