Secretaria de Saúde de Baixio Alerta Sobre a Transmissão Comunitária da Covid-19

10 jul 2020

A Secretaria de Saúde de Baixio reconheceu o estado de transmissão comunitária da COVID-19 no município neste dia 10 de julho de 2020. Tal fato ocorreu após os levantamentos feitos pela equipe de Epidemiologia da Secretaria em relação aos casos positivos e de suas possíveis cadeias de transmissão. A coordenação de epidemiologia é responsável por atuar na notificação dos casos de COVID-19, no seu monitoramento e enfrentamento. O documento oficial foi publicado através de portaria assinada pela Secretária de Saúde Sheyla Ramalho e está disponível para acesso ao público no final desta matéria.

A fase de transmissão comunitária pode ser considerada como um estágio de maior alerta, por indicar uma circulação do vírus de forma difusa, não havendo mais restrições de contaminação, potencializando assim os riscos de transmissão e dificultando o controle do Coronavírus na sede do município.

Quando a transmissão passa à fase comunitária, significa dizer que o contágio pode acontecer em qualquer local, como em ambientes de trabalho, supermercados, agências bancárias, contato entre amigos, familiares etc.

Em Baixio, a transmissão da doença agora é tida como local, ou seja, nem sempre é possível determinar a rede de contágio e a transmissão pode passar a ser mais comum.

A referida portaria ainda recomenda o isolamento domiciliar tanto para as pessoas com diagnósticos positivos, quanto para àquele que com ele tiveram contato. Essas pessoas, após identificadas pela Secretaria de Saúde, passarão a receber o acompanhamento das equipes de saúde do município.

A secretária de saúde, Sheyla Ramalho, ressalta que as medidas de controle da doença passam pela correta higienização das mãos e uso de mascaras, sendo estás medidas prioritárias no enfrentamento à COVID-19. Até às 15h00min do dia 10 de julho, 16 casos foram confirmados e por isso a secretária reforça a necessidade de as pessoas evitarem imediatamente a circulação desnecessária de pessoas nas ruas, além de medidas mais rígidas de distanciamento social e higiene.

CONFIRA AQUI PORTARIA Nº 02 de 10 de Julho 2020

...
Não tem como ignorar que a COVID19 causou inúmeros descontroles na saúde, na economia, na
O São João chegou! Só que desta vez, não teve fogueira, apresentação de quadrilhas e
Disponibilizamos abaixo o Boletins da Vigilância Socioassistencial Municipal de Baixio – Ceará com informações de
Pela primeira vez na gestão Ação com Humanização os tradicionais festejos juninos não foram realizados.
A atual Gestão Municipal, alicerçada no lema “Ação com Humanização”, encontrou no iniciar do ciclo
Depois de um ótimo bate-papo na estreia do Proseando, nesta próxima sexta-feira dia 19 de
Pandemia, quarentena, isolamento social...Em tempos de Coronavirus são esses assuntos que tomam conta da nossa
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como finalidades básicas promover o acesso à