Semana de Planejamento Social 2020 – Secretaria de Assistência Social Governo Municipal de Baixio-CE

1 fev 2020

Do dia 27 ao dia 31 de Janeiro de 2020, a Secretaria de Assistência Social de Baixio Ceará, realizou a SEMANA DE PLANEJAMENTO SOCIAL 2020, a qual visa aprimorar o desenvolvimento da política de assistência social no município, através de uma junção de saberes e informações técnicas, operacionais, metodológicas e práticas, discutidos pelos profissionais que atuam diretamente nos serviços e programas sociais.

O foco, é o planejamento coletivo das ações a serem desenvolvidas no ano de 2020 pelos técnicos do Programa Criança Feliz, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Vigilância Socioassistencial, Cadastro Único, Bolsa Família, etc. Tal planejamento é um instrumento fundamental para a organização, direcionamento e efetivação das ações dos técnicos junto aos usuários.

Participaram dos encontros, todos os profissionais que atuam diretamente ou indiretamente com os serviços e programas, tais como: Assistentes Sociais, Psicólogos, Orientadores Sociais, Visitadores, Coordenadores, Supervisores, Agentes e Auxiliares Administrativos, Entrevistadores e Digitadores do Cadúnico.

A relevância do projeto “SEMANA DE PLANEJAMENTO SOCIAL”, consiste principalmente no fato dos profissionais estarem com suas atenções voltadas exclusivamente para avaliar as ações até então realizadas, tomando-as como base para aperfeiçoar e ou construir novas ações, tornando assim, a oferta de serviços e programas compatíveis com a contextualização econômica e social vivenciadas por crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, entre outros públicos que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social.

No primeiro dia, o tema trabalhado foi “Serviços e Programas socioassistenciais: planejamento, execução, perspectivas e desafios para 2020”. O palestrante foi o Psicólogo Rubens Dário (Maninho), que atua no CRAS de Ipaumirim-CE e no CREAS de Barro-CE. Rubens falou sobre os objetivos, público, metodologias, percursos e estratégias de trabalho dos serviços e programas.

A temática do segundo dia foi Vigilância Socioassistencial e teve como palestrante a Sra. Julyana Samylles, Assistente Social do município de Ipaumirim e Técnica de Gestão do SUAS no município de Barro. Julyana enfatizou a importância de conhecer de forma mais profunda/detalhada o território de atuação dos profissionais do CRAS, onde através desse conhecimento, sejam levantados os principais riscos, as principais vulnerabilidades e potencialidades do/s local/is, afim de melhor direcionar a oferta dos programas, serviços e benefícios socioassistenciais.

No terceiro dia, o tema trabalhado foi “Benefício de Prestação Continuada – BPC”. A palestrante foi a Sra. Grazyelly Alexandre, Gerente da Agência da Previdência Social – APS / INSS de Icó/CE. Foram inúmeras perguntas direcionadas à profissional, relacionados por exemplo a obrigatoriedade de que o beneficiário do BPC esteja cadastrado no Cadastro Único, cruzamento de dados, principais motivos de bloqueios e cancelamentos de benefícios, deferimento e indeferimento de benefícios, enfim, inúmeros questionamentos feitos pelos profissionais da assistência social de Baixio.

O quarto encontro trabalhou um dos mais importantes temas “Cadastro Único e Programa Bolsa Família, onde o palestrante Jader Moreira, Gestor do Cadúnico/Bolsa Família de Baixio, apresentou informações sobre a diferença entre cadastro único e programa bolsa família, critérios para concessão do bolsa família, atualização e averiguação cadastral, inclusive dos idosos e deficientes do BPC, condicionalidades, conceito de família para o PBF. O ponto central deste dia foi sobre a grande quantidade de famílias que estão tendo seu bolsa família cancelado/cortado pelo Governo Federal, onde algumas destas pelo motivo de estarem recebendo de forma indevida. Porém, outras famílias mesmo atendendo os critérios também estão tendo o benefício cancelado. Jader ressaltou que desde maio de 2019, o quantitativo de famílias baixienses beneficiadas com o programa está diminuindo, famílias estão sendo excluídas e novas famílias não estão sendo inseridas pelo Governo Federal, fato este, vem ocorrendo em todo o Brasil.

O quinto e último dia de capacitação, foi direcionado pelo Técnico de Gestão do SUAS e Coordenador do Programa Criança Feliz de Baixio, o Sr. Rômulo Moraes Borges. O objetivo do dia foi avaliar administrativamente a assistência social de Baixio. Desta forma, os profissionais relacionaram as principais dificuldades administrativas por eles enfrentadas em 2019 para exercerem suas funções de forma mais eficiente. Em seguida, analisaram os objetivos e metas alcançados e relacionados no Plano de Ação 2019. Para finalizar o dia e a SEMANA DE PLANEJAMENTO SOCIAL, os profissionais foram divididos em grupo para relacionarem as principais fragilidades e potencialidades sociais de Baixio, para assim proporem ações que construirão o PLANO DE AÇÃO 2020 da Assistência Social.

A Secretária de Assistência Social “Valdeniza Ribeiro”, a Secretária Adjunta “Eronilda Ribeiro” e a Coordenadora do CRAS “Aparecida Lopes”, bem como todos os participantes, destacaram a importância destes momentos para um maior conhecimento e aprimoramento da Política de Assistência Social em Baixio, bem como dos profissionais que nela atuam. Valdeniza ainda enfatizou sobre a necessidade de conhecermos os pontos que não foram satisfatórios, que deixamos a desejar, pois só assim, podemos melhorar. Ressaltou também o apoio do Prefeito José Humberto Moura Ramalho para que a Assistência Social de Baixio seja reconhecida como uma das mais atuantes do Estado do Ceará.

Por Rômulo Borges

...
Não tem como ignorar que a COVID19 causou inúmeros descontroles na saúde, na economia, na
O São João chegou! Só que desta vez, não teve fogueira, apresentação de quadrilhas e
Disponibilizamos abaixo o Boletins da Vigilância Socioassistencial Municipal de Baixio – Ceará com informações de
Pela primeira vez na gestão Ação com Humanização os tradicionais festejos juninos não foram realizados.
A Secretaria de Saúde de Baixio reconheceu o estado de transmissão comunitária da COVID-19 no
A atual Gestão Municipal, alicerçada no lema “Ação com Humanização”, encontrou no iniciar do ciclo
Depois de um ótimo bate-papo na estreia do Proseando, nesta próxima sexta-feira dia 19 de
Pandemia, quarentena, isolamento social...Em tempos de Coronavirus são esses assuntos que tomam conta da nossa
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como finalidades básicas promover o acesso à