UM VERDADEIRO BANQUETE CULTURAL NA CÂMARA MUNICIPAL

23 ago 2017

Em 21 de agosto de 2017 foi realizada na Câmara Municipal de Baixio a Audiência Publica de Cultura para a apresentação do projeto Nossa Cultura (renomeado Chico da Rabeca), que tem por finalidade identificar e registrar o patrimônio cultural imaterial do calendário da cultura permanente de Baixio.

O referido projeto teve a iniciativa da Câmara municipal de vereadores de com o intuito de reconhecer os seguimentos do município como cultura local. A secretaria municipal de cultura na pessoa do gestor Reginaldo Pereira junto à gestão ação com humanização do prefeito José Humberto Moura Ramalho, apóiam o projeto por apresentar um fomento à valorização da nossa historia e da nossa cultura como instrumento de desenvolvimento social. Este dia fica marcado na historia de Baixio, como um marco de desenvolvimento e crescimento dos nossos potenciais culturais desta terra. A cultura de Baixio toma novos rumos a partir de agora e perpassa muito alem do que retratamos e do que temos dos saberes e fazeres culturais.

Durante a Audiência os expositores defenderam brilhantemente os nosso valores,os nossos costumes e as nossas tradições apresentando um grande banquete cultural como manifestação espontânea de um povo. A primeira defesa ficou por conta da secretaria de cultura que defendeu o carnaval de Baixio como um marco histórico da nossa gente. Em seguida Leomai Alves defendeu as artes cênicas apresentando um valioso registro do teatro, a apresentação marcante do espetáculo grandioso da paixão de cristo. Higor Alencar defendeu o mês Mariano como elemento cultural popular do município pela beleza cenográfica artística e pelo entrelaçamento da fé e da arte num culto de religiosidade popular da tradição baixiense. Laecio Josué expõe a cultura do vaqueiro, em uma apresentação emocionante mostrando as suas origens e tradições marcadas pela historia e cultura do povo nordestino. Emeilson Ribeiro defendeu as festividades juninas em duas vertentes marcantes desse grandioso evento como a tradição e a estilização. Lembrando que as atuais quadrilhas juninas transformam valores tradicionais em um novo estilo e uma nova roupagem para abrilhantar este mês tão importante para cultura da nossa região. Socorro Sales defendeu a Cruzada Evangélica do município expondo uma serie de ações realizadas pelas igrejas evangélicas voltadas para o resgate de vidas de pessoas à margem da sociedade. Clairton Alves defendeu os artistas da terra e dentre vários presentes destaca Chico da Rabeca como ícone da cultura local e regional pela participação e exposição dos seus saberes tanto no município, como na capital cearense. Felipe Josué defendeu a festa do município apresentando a lei que institui o dia 15 de setembro e reafirma os fazeres e saberes da nossa cultura conforme apresentados, por serem vistos como expressão do nosso povo baseadas na nossa historia ao longo dos tempos. Domingo Sávio defendeu a festa do Padroeiro como uma das maiores expressão cultural e religiosa do nosso povo, expondo a proporção grandiosa que se tornou em Baixio. Frisou ainda sobre a dimensão religiosa que a festa propõe e do especo que o evento religioso abre para a participação das comunidades locais e circunvizinhas fortalecendo assim, um marco do turismo religioso da nossa cidade e mostrou que a festa do padroeiro caracteriza e engrandece o nosso município.

Todas as exposições foram aprovadas e serão reconhecidas como cultura e serão incluídas no calendário cultural do município.

Por Reginaldo Pereira

Sec. Municipal de cultura

 

...
Nesta Segunda-feira dia 15/01/2018 a Gestão Ação com Humanização juntamente com a Articuladora Municipal do
PORTARIA Nº 181501.0001 DE 15 DE JANEIRO DE 2018 - EXONERAÇÃO DE DOMINGO SÁVIO LEITE
A Secretaria Municipal de Educação comunica aos senhores Pais ou responsáveis que as matriculas para
Como foi 2017 e quais as expectativas para o novo ano que só está começando?
Chegaram os dias de reunir os colegas fora do ambiente de trabalho, encontrar ou conhecer
Levantamento feito pelo Portal Click Ceara junto as Secretarias Municipais traz as Ações e Realizações
A manhã do dia 22 de dezembro foi especial para as mais de 30 mulheres
A chegada do 'Cartão Mais Infância Ceará' pelo Programa Estadual para Superação da Extrema Pobreza
Ele não desceu pela chaminé, dispensou o seu pomposo trenó, mas veio. Provou aos olhos